O conceito de rosto bonito tem vindo a modificar-se ao longo do tempo. Cada vez mais, as pessoas têm valorizado muito mais a questão da harmonia facial do que um rosto com traços perfeitos. O belo nem sempre é simétrico, mas deve ser harmónico, ou seja, proporcional.
Existem vários estudos que apontam esta questão, e o mais falado deles é o da Proporção Áurea, que é uma fórmula matemática utilizada em várias áreas como artes, entre outros, e que atua de maneira subliminar no senso estético da pessoa que está a apreciar um quadro ou até mesmo um rosto.
O rosto de uma pessoa pode não ser naturalmente belo, mas hoje em dia com a tecnologia disponível todos os traços podem ser harmonizados através de um planeamento personalizado, feito de acordo com o perfil de cada paciente. É muito comum a pele perder, ao longo dos anos, elasticidade e hidratação. A grande vantagem destes tratamentos estéticos atuais é a rápida recuperação do cliente.
Por todas as questões que vão muito além da aparência, mas que trabalham com a autoestima, a estética do sorriso, e da face, vem sendo estudada de forma bem ampla pela Odontologia, indo além de procedimentos clássicos como clareamentos, implantes, aparelhos ortodônticos, e avançando para pequenos retoques na face com procedimentos minimamente invasivos e injetáveis, utilizando preenchedores como ácido hialurônico/PRF, e aplicações da toxina botulínica. O ácido hialurônico é uma substância encontrada no próprio organismo, e ele atua preenchendo o espaço entre as células, para que fiquem bem hidratadas. Já a toxina botulínica (botox) irá agir em determinados músculos, fazendo com que eles fiquem bem relaxados, equilibrando, consequentemente toda a face. Os efeitos destes procedimentos duram em média de 4 a 6 meses.
A transformação do sorriso caminha junto com a harmonização das linhas faciais, um colabora com o outro no sentido de mudar realmente a vida de uma pessoa. Sentir-se bem interfere em fatos cotidianos que nem imaginamos, como tirar uma foto. Quantas pessoas já ficaram com vergonha de sorrir, seja por causa de algum detalhe no dente, ou porque estão com uma ruga em um determinado lugar, enfim, são muitos os motivos para darmos cada vez mais abertura aos novos procedimentos, principalmente os menos invasivos, para chegarmos bem na maturidade, sem vergonha nenhuma de posar para a foto.