A maioria das pessoas não sabe que tem mau hálito. Para evitar esse problema, a European Clinics Corporation partilha consigo 10 dicas para evitar o mau hálito:
- Escove os dentes 3 vezes por dia e utilize o fio dentário após as refeições para eliminar qualquer resto alimentar da cavidade oral.
- Quando escovar os dentes, escove também a língua para promover a eliminação de restos alimentares e de bactérias presentes na mesma.
- Faça consultas regulares ao dentista para evitar problemas gengivais, corrigir possíveis restaurações defeituosas e detetar novas cáries.
- Estimule a produção de saliva, por exemplo ao ingerir mais água.
- Se possui a boca seca, beba água. Uma das funções da água é atuar na prevenção de determinados tipos de doenças, tais como cálculos renais, infeções urinárias, entre outras patologias.
- Evite consumir elixir bucal que possua álcool. Estes podem, em vez de ajudar, piorar a situação uma vez que tendem a secar a boca.
- Comer vegetais como cenoura crua, maçã ou outros alimentos fibrosos ajuda, pois contribui para a remoção da placa bacteriana da superfície dentária.
- Pare de fumar. O alcatrão e a nicotina podem acumular-se na superfície dos dentes e da língua e podem, também, secar a boca e inibir o fluxo de saliva.
- A clorofila é um purificador natural da respiração e é encontrado em vegetais de folhas verdes como a salsa e a hortelã.
- Para diminuir o mau hálito oriundo do excesso de bebidas ou do tabaco bocheche a boca três vezes por dia com água e limão. O limão tem ácidos que anulam os odores típicos dessas substâncias.